quarta-feira, 4 de maio de 2011

MISSÃO EVANGELICA AOS INDIOS BRASILEIROS-Devemos orar por missões

[Logo.jpg]





QUEM É:

A MEIB - Missão Evangélica aos Índios do Brasil é uma organização missionária interdenominacional, organizada em 1967, com o objetivo de expandir o Evangelho de Jesus Cristo, promover o estudo da Bíblia e a educação em geral, praticar a beneficência e organizar igrejas entre a população indígena.





A HISTORIA:

Missão Evangélica aos Índios do Brasil, denominada de MEIB, é uma missão, como diz o próprio nome, que se preocupa em alcançar os povos indígenas brasileiros; expandir entre eles o Evangelho de Jesus Cristo; instruí-los na fé cristã através do estudo da Bíblia; organizar igrejas entre a população indígena e preparar líderes espirituais autóctones que possam dar prosseguimento ao trabalho iniciado por missionários nacionais e estrangeiros. É uma associação civil de natureza religiosa, educativa, filantrópica e sem fins lucrativos, fundada em 16 de novembro de 1967, com sede em Ananindeua - PA.

Antes da MEIB ser organizada como mais uma missão evangélica visando alcançar os povos indígenas brasileiros, no início do Século XX chegam ao Brasil missionários estrangeiros independentes e mais tarde outros enviados por missões estruturadas. Assim muitos missionários estrangeiros filiados a MICEB e alguns nacionais que missionavam sob a responsabilidade desses, já estavam trabalhando entre os povos indígenas desde o início do Século XX. Karlheinz Berger era um deles. Vendo ele a necessidade da existência de uma agência missionária nacional que recebesse os missionários brasileiros e que envolvesse a igreja evangélica brasileira tornando-a mais participativa no trabalho da evangelização dos povos indígenas no Brasil, convocou um grupo de pessoas desafiando-as a formar uma Missão nestes moldes. Missão Evangélica aos Índios do Brasil - MEIB foi o nome sugerido por representar as intenções do grupo.

No dia 16 de dezembro de 1967 foi publicado no Diário Oficial o Estatuto da MEIB. No dia 03 de janeiro de 1969 foi realizada a primeira reunião com registro em Ata da MEIB. Neste dia foram apresentados os membros do seu Conselho Geral: Presidente - Pr. Zacarias Matos Monteiro; Secretario Geral - Karlheinz Berger; Tesoureiro - Ivy Trapp; Conselheiros - Pr. Olívio Vieira Alencar, Durval de Melo Uchoa, Humberto Miranda, Mariana Câmara e Melquizedeque Franco Porto; Convidado de Honra - Earl Trapp. A função deste Conselho Geral é deliberar sobre os assuntos da MEIB. Inicialmente este Conselho era eleito a cada dois anos. A partir de 1998, com a reforma dos Estatutos, o mandato passou para 4 anos.

Na reunião do Conselho Geral de maio de 1974 foi recomendado que se observe o dia 24 de novembro para a comemoração do aniversário da MEIB. O objetivo de se fixar esta data é para que nesse dia as igrejas recolham uma oferta para ajudar no sustento dessa Missão.

A MEIB é uma missão genuinamente brasileira que, por algum tempo tem foi dirigida pelos missionários estrangeiros: Karlheinz Berger de 1969 a 1992 e Werner Hediger de 1992 a 2001 na função de Secretário Geral. No início de 2002, o missionário brasileiro Messias Dias assumiu a função de Secretário Geral da MEIB em substituição a Werner Hediger que retornou para Suíça para gozar seu tempo de aposentadoria. A função de Presidente, porém, na maioria das vezes foi exercida por um brasileiro.

O trabalho evangélico indígena no Brasil teve seu início graças aos esforços abnegados de missionários que deixaram a sua pátria, o conforto do seu lar e o convívio com seus parentes para se embrenharem em terras brasileiras. No início do Século XX muitos destes vieram para o Brasil, mas especificamente para os Estados do Maranhão e Região Amazônica, com o objetivo de missionar entre os indígenas. Numa época em que os brasileiros não haviam ainda sido despertado para este ministério, muitos missionários estrangeiros vieram e alguns até morreram entre os indígenas. Muitos deles quase que no anonimato. Agiram deste modo para anunciar o Evangelho que salva aos nossos indígenas.





A MEIB tem atuado no Maranhão e Pará. No Maranhão, os missionários concentraram mais seus esforços na cidade de Barra do Corda por ser rodeada de aldeias indígenas. E como já existia uma igreja formada em Barra do Corda dirigida por Perrin Smith desde 1914, um missionário canadense, esta cidade foi transformada num centro de expansão missionária e de apoio àqueles que estavam chegando de vários países do mundo com o objetivo evangelizar os indígenas brasileiros. No Pará se dedicaram mais ao trabalho com os indígenas que viviam às margens do Rio Xingu e seus afluentes.





Aquele período inicial de trabalho com os indígenas do Maranhão e da Amazônia, "... foi marcado por muito idealismo, abnegação e sacrifício de vidas..." Quando os missionários retornavam para seus países de origem, ao testemunharem do que Deus estava fazendo e da grande necessidade que os indígenas brasileiros tinham de ouvir o Evangelho, muitas outras pessoas dedicaram sua vida para missões entre estes povos; outros se comprometiam em ajudar financeiramente ou com orações permitindo, assim, que o trabalho continuassem.









A META:

Edificar e estabelecer igrejas contextualizadas e treinamento de líderes autóctones, preservando a cultura e a língua materna de cada povo, auxiliando as igrejas a cumprirem a sua responsabilidade em fazer discípulos de todas as nações.









O FOCO:

Atualmente concentramos esforços na evangelização dos Kayapó do Norte e os Guajajara do Nordeste do Brasil, bem como, o alcance dos povos indígenas que ainda não ouviram o evangelho.









O DESAFIO:

A nossa grande e inadiável necessidade é de levantarmos igrejas parceiras e mantenedores que cultivem uma constante atitude de contribuir e interceder pela obra missionária. Homens e mulheres que estejam dispostos a cumprir a Grande Comissão, reconhecendo em suas vidas o chamado de Deus para os povos indígenas.









O OBJETIVO:

Servir e ajudar as igrejas evangélicas nos seus trabalhos missionários





Cooperar com igrejas sem ferir os direitos a elas inerentes.





Auxiliar as igrejas evangélicas no preparo e envio de seus obreiros através do programa de treinamento transcultural e política financeira, métodos de seleção e pesquisa missionária.





Desafiar a igreja à intercessão dos povos indígenas do Brasil, através do ministério Rede de Intercessão Missionária e Portal da Intercessão.





Pastorear os missionários da MEIB que estão no campo.





Investir na capacitação de pastores e líderes leigos, quanto à visão e compromisso missionário, através do Núcleo de Treinamento de Líderes.





Auxiliar igrejas e seus líderes (pastores ou não) para a obra de missões.





Treinar equipes, organizar e administrar projetos missionários.





Estabelecer, coordenar e administrar bases missionárias, fazendo a ligação do campo com as igrejas enviadoras.

Produzir, editar e distribuir literatura e audiovisuais de característica puramente missionária.

.

.

MEIB - Missão Evangélica aos Índios do Brasil

Cx. Postal 522

Ag. Coqueiro

CEP 67133-970

Site: www.meib.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário